Seja bem vindo!!!


Bem vindo (a) ao meu espaço!

O mundo visto do lado de cá!

Nesse Blog você vai encontrar dicas e curiosidades sobre temas variados, dentre eles alimentação, pets, comportamento, gestão de pessoas, bem-estar, qualidade de vida, situações do cotidiano, assuntos polêmicos da atualidade, sempre com muito bom humor e originalidade ...

... de acordo com o meu ponto de vista.

Aprecie sem parcimônia!!


segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Mousse de gelatina light (diversos sabores)












 


Leitores, olá!


Hoje trago uma receita muito fácil de fazer, saborosa, é ideal para aqueles momentos em que se quer comer alguma coisa leve e doce. Indicada também para a hora do lanchinha da tarde, ou assalto a geladeira de madrugada. É uma ótima opção para sobremesa. Muito fácil e rápida de fazer. Confira:





Ingredientes:

1 pacote de gelatina - diet | light - (sabor a escolher)
1 pacote de gelatina sem sabor
1 copo de iogurte desnatado
2 copos de leite desnatado (usar a mesma o copo de iogurte


Você vai precisa de:

1 liquidificador
30 ml de água quente para dissolver a gelatina
1 refratário (pode ser potinhos para porções individuais)
Necessita de refrigeração.



Modo de preparo:




Ferva 30 ml de água e dissolva a gelatina (c/ e s/ sabor).
Despeje a gelatina dissolvida no liquidificador.
Acrescente o iogurte e o leite.
Bata por 2 minutos no liquidificador na potência mínima.
Derrame o caldo espumante no refratário.
Leve a geladeira por 4h.





Curiosidades sobre a gelatina:


A gelatina é em geral extraída dos ossos e tecido connectivo de animais. Uma outra fonte de gelatina podem ser algumas algas. De fato, a gelatina pura é formada essencialmente por proteínas (colagénio):


84-90% de proteína
1-2% de sais minerais
8-15% de água


A gelatina começou a perder o seu mistério depoisde 1920, quando o físico-químico Staudinger introduziu o conceito de macromolécula, quer dizer moléculas muito longas, formadas por pequenas unidades que se repetem. No caso das proteínas, asunidades constituíntes são cerca de 20 amino-ácidos, diferindo as proteínas consoante o número de amiono-ácidos que as formam e a sua sequência. Podemos imaginar estas moléculas como fios, capazes de se dobrar sobre si mesmos ou de se desenrolar, segundo as características do meio em que se encontram.



Além de ser uma sobremesa muito apreciada, a gelatina é utilizada também em remédios, cápsulas de comprimidos e produtos cosméticos. 




Gelatina Animal

Esta é a gelatina mais comum e é encontrada facilmente em supermercados. É retirada dos ossos, pele e cartilagens dos bovinos;

Gelatina Ágar-Ágar
Esta gelatina tem origem vegetal, e é retirada de algas. Ela possui uma diferença interessante em relação à gelatina animal: não necessita ser levada à geladeira para endurecer; ela atinge o ponto necessário em temperatura ambiente.


·  Enrijece o corpo
Contém nove dos dez aminoácidos essenciais ao corpo. Estes por sua vez favorecem a síntese do colagénio, que ajuda a sustentar os tecidos.

·  Fortalece as unhas e ajuda a combater a queda de cabelo
O consumo regular ajuda a aumentar a espessura das unhas e do cabelo, o que os torna mais fortes. Além disso, acelera o crescimento.

·  Diminui o apetite
A gelatina tem a capacidade de se ligar a uma grande quantidade de água. Por isso, dá a sensação de saciedade e diminui os riscos de exagerar à mesa.



Fonte:
curiosidades10.com / portaldascuriosidades.aqui.com.pt 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o post?